Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins
Rua Tapajós, 151 – Tel.: (63) 3602-1701 – Fax: (63) 3602-2694
CEP: 77.600-000 – Centro - Paraíso do Tocantins - TO

segunda-feira, 8 de novembro de 2010


A COLETA SELETIVA É UM PROJETO QUE DEVEMOS ADERIR!
Felix Benício Ferreira Neto 2º A

Atualmente são poucas as cidades que possuem um projeto de coleta seletiva do lixo e isso não é diferente na cidade de Paraíso do Tocantins, localizada praticamente no centro do Estado do Tocantins, as margens da BR. 153 e a 60 KM da capital, que segundo dados estatísticos é a quarta maior economia do estado, com aproximadamente 43 mil habitantes.
São imensos os benefícios trazidos pela coleta seletiva, como por exemplo: reduz a extração de recursos naturais, diminui a poluição de recursos naturais, diminui a poluição do solo, da água e do ar, economiza energia e água, diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias, melhora a limpeza urbana, gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis, que no meu ponto de vista constituem-se em benefícios indispensáveis ao bem estar de uma coletividade.
Depois de termos o conhecimento de todas essas vantagens, podemos chegar ao seguinte questionamento: “Por que em pleno século XXI, Paraíso do Tocantins, não possui coleta seletiva?” Sabemos que todo resíduo de uma cidade é de responsabilidade das prefeituras. Dessa maneira se não existirem iniciativas municipais, dificilmente a coleta será executada. Outra dificuldade a ser vencida é a falta de mecanismos para a coleta.
Sem dúvida esse assunto é muito polêmico dentro das escolas, principalmente nas cidades onde não possui esse projeto, pois os professores ao incentivarem os alunos a coletar, muitos jovens dizem, “Que não adianta eles fazerem a seleção do lixo em suas residências e a cidade não fazer a sua parte, ou seja, a parte administrativa do município”. Penso que nesse ponto os alunos estão inquestionavelmente corretos.
Segundo a Constituição Federal, título VIII, capítulo VI, art. 225: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencialmente à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preserva-lo para os presentes e futuras gerações.”
Sendo assim, é de suma importância a coleta seletiva, porque com ela é mais fácil lutarmos contra os problemas ambientais e ajudarmos a difundir a sustentabilidade.
Assim, fica claro que a decisão não está somente em nossas mãos, mas também das autoridades que elegemos para zelar por nossa pátria, uma vez que com a união da comunidade e o uso da democracia podemos conseguir mudanças significativas e em conseqüência desse ato, um futuro melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário